Pesquisa avalia a performance de produção científica em Turismo, Lazer e Hospitalidade(TLHM)
- gorettigiovana
- 14 de fev. de 2021
- 4 min de leitura
Uma recente pesquisa publicada em dezembro de 2020 pelo conceituado Journal Sustainability do grupo Suíço MDPI. A investigação lança novos indicadores para medir a performance de um país, instituição ou investigador e propõe uma nova abordagem para a análise bibliométrica por meio do cruzamento de um conjunto de técnicas bibliométricas, olhando a ciência com visão sistêmica. O modelo de performance científica proposto, chamado de “TLHM Country performance model”, não se foca apenas nas métricas frequentes, tais como: número de artigos produzidos ou citações, todavia, abrange também novos indicadores, como por exemplo a análise do Scival Topic prominence percentil a que um artigo pertence ou ainda o pioneirismo de um investigador numa determinada área do conhecimento.
Este trabalho foi produzido ao longo de um ano pela Dra. Lucilia Cardoso (Portugal), Dr. Rui Silva (Portugal), Dra. Giovana Goretti Almeida (Brasil) e Dr. Luís Lima Santos (Portugal). Durante este período os pesquisadores ficaram concentrados no desenvolvimento do modelo proposto que visa auxiliar nas métricas de produção cientifica dos pesquisadores e suas instituições.
"Durante a pesquisa fizemos muitos perguntas sobre a performance da produção científica de um país e igualmente de seus pesquisadores. A busca pelas respostas nos levou ao desenvolvimento do 'TLHM Country performance model'. Cada gota de suor empreendida nesta pesquisa internacional valeu a pena", ressaltam unanimemente os pesquisadores.
O objetivo do estudo foi avaliar a produção científica portuguesa na área de Turismo, Lazer e Hotelaria (TLHM). Para isso, 572 artigos de 51 periódicos Scopus de primeiro e segundo quartil (artigos de maior impacto mundial) foram mapeados por meio de uma análise bibliométrica mista. A revisão da literatura, que precedeu a análise bibliométrica, permitiu identificar que a análise do Scival Topic Prominence para medir a performance da investigação cientifica nunca foi aplicada às ciências sociais, o que confere a esta investigação mais um mérito, pois é a primeira investigação que traz este indicador para a bibliometria nesta área cientifica. O estudo foi aplicado ao caso Portugal e à sua produção cientifica em turismo. Contudo, o modelo proposto, aplica-se às outras áreas. O novo modelo bibliométrico proposto está assente em três dimensões de análise de performance e cada dimensão mede um conjunto de indicadores: (1) performance geral do país; (2) performance do país em jornais de alto impacto; (3) performance das Instituições de Ensino Superior do país.
Os principais resultados indicam que a produção científica de Portugal em TLHM apresenta uma performance significativa, sobretudo, no Scival Prominence Percentil. Além disso, a colaboração das pesquisas portuguesas em TLHM aumentou significativamente nos últimos anos. Os pesquisadores ressaltam ainda que seu modelo pode ser aplicado a qualquer país. O estudo apresenta uma nova contribuição bibliométrica ao trazer o tópico proeminência e percentil de proeminência do SciVal para o campo TLHM e apresentar um novo modelo de desempenho de pesquisa para o país, indicando uma nova forma de avaliar a produção científicas dos pesquisadores e de suas instituições.
"Empreender uma pesquisa internacional demanda estar aberto a novas culturas e distintas perspectivas. Não é fácil, mas quando se consegue trabalhar nesse formato de cooperação científica é enriquecedor o conhecimento adquirido", enfatizam.
Além disso, a pesquisa empreendida por pesquisadores portugueses e uma pesquisadora brasileira fornecem vantagens aos organismos interessados em relação ao desempenho de pesquisadores e instituições de seus países. Fornece também informações úteis e oportunas para pesquisadores, acadêmicos, gestores governamentais, gestores da indústria e consultores de turismo e hospitalidade, sendo um estudo original e inédito.
Com base nessa lacunas foi feito o mapeamento da produção científica em TLHM para caracterizar o desempenho geral de Portugal. Ao final, os pesquisadores propuseram um modelo de análise bibliométrica metodológica para analisar o desempenho do país na pesquisa TLHM com base em três dimensões de análise (desempenho geral do país, desempenho do jornal do país e desempenho das instituições do país), cada um medido por um conjunto específico de indicadores. Também tiveram o desafio de criar um conceito para o modelo criado.
"O modelo proposto foi surgindo naturalmente de cada passo em que avançávamos na pesquisa. A pesquisa levou um ano para ser concluída, reforçando a necessidade do tempo para a maturidade da pesquisa científica", destacam.
Os resultados encontrados indicaram que Portugal apresenta uma produção de investigação em TLHM significativa com um desempenho destacado em termos de percentil de proeminência temática. Além disso, a colaboração das pesquisas portuguesas em TLHM aumentou significativamente nos últimos anos. Os pesquisadores ressaltam que seu modelo pode ser aplicado a qualquer país. O estudo apresenta uma nova contribuição bibliométrica ao trazer o tópico proeminência e percentil de proeminência do SciVal para o campo TLHM e apresentar um novo modelo de desempenho de pesquisa para o país, indicando uma nova forma de avaliar a produção científicas dos pesquisadores e de suas instituições.
"Empreender uma pesquisa internacional demanda estar aberto a novas culturas e distintas perspectivas. Não é fácil, mas quando se consegue trabalhar nesse forato de cooperação científica é enriquecedor o conhecimento adquirido", enfatizam.
Além disso, a pesquisa empreendida por pesquisadores portugueses e uma pesquisadora brasileira viabiliza vantagens aos organismos interessados em relação ao desempenho de pesquisadores e instituições de seus países. Fornece também informações úteis e oportunas para pesquisadores, acadêmicos, gestores governamentais, gestores da indústria e consultores de turismo e hospitalidade, sendo um estudo original e inédito.
Acesse aqui a pesquisa completa: https://bit.ly/36zwyKR
Clique aqui e conheça o canal Giovana Goretti Almeida no Youtube.
Comments