top of page

Entre sucessos e fracassos

  • gorettigiovana
  • 15 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

Muito se fala em sucesso e fracasso, mas pouco refletimos sobre seus significados. Um dos motivos talvez seja o de que essa reflexão nos obriga a pausar a correria do dia-a-dia. Esse ritmo frenético é hipnótico e, muitas vezes, não percebemos o tempo que passou. A falta de percepção faz com que vejamos o sucesso e o fracasso de forma, diferentes.

Quando se entra na dialética sucesso versus fracasso entramos em um jogo que nem sempre ganhar tem um significado positivo.

Parece até ilógico dizer isso, mas, às vezes, perder é mais lucrativo para nossa evolução pessoal. Pensando sobre isso, acabei refletindo sobre (quase) todas as coisas que desejei na vida. Sai de minha cidade natal e fui para uma grande metrópole. Constitui uma família unida, tenho um filho maravilhoso e um marido atencioso que sempre me motivaram a realizar minhas conquistas. Quis me tornar publicitária, demorou um pouco, mas consegui. Aliás, fui além da graduação. Fiz especialização em minha área de estudo dois anos após me formar. Conclui o Mestrado, o Doutorado, fiz um Pós-Doutorado (no Brasil) e, atualmente, faço o 2º Pós-Doutorado (em Portugal). Escrevi meu primeiro livro em 2017, outro em 2018 e, em 2019, publiquei um e-book internacional sobre smart cities,. Além desses, tenho mais quatro livros em andamento. Adquiri ao longo do tempo casa própria, carro, certo reconhecimento pelo meu trabalho e por minhas pesquisas acadêmicas. Já estive à frente de algumas empresas. Sempre fui empreendedora. Viajei e conheci um pouco do meu país e também tive a oportunidade de conhecer outros países, culturas, pessoas. A experiência foi incrível e quero experimentar mais. Amigos tenho poucos, mas os que tenho valem por muitos.

Nem sempre consegui realizar o que quis no tempo que eu queria, mas consegui realizar tudo o que valeu a pena. Hoje percebo isso.

No entanto, teve muitas situações em que não consegui o que esperava. Formei-me na graduação depois de alguns anos e, não logo após terminar o ensino médio. A casa própria, empresa, carro também custaram a chegar. O reconhecimento leva tempo também. Já perdi clientes, mas ganhei amigos. Perdi boas oportunidades, mas ganhei grandes experiências. Não pude adquirir tudo que quis, mas me pergunto se eram “coisas” das quais eu realmente precisava. Não pude viajar para todos os lugares que quis, mas viajei para alguns desses lugares. Não fui a todas as festas, reuniões, passeios, enfim, nem sempre estava interessada em sair. Ficar em casa também é bom. O que significa perder algo? A etimologia da palavra perder remete a deixar de ter ou possuir alguma coisa.

Deixei de ter ou possuir muitas coisas ao longo da vida, mas não deixei de experimentar. Sim, perdi algumas coisas, mas ganhei outras que equilibraram a balança da vida.

O fracasso remete a tentar algo e não conseguir obter alguma coisa. Porém, todas às vezes que tentamos e não conseguimos não necessariamente perdemos. Ao contrário. Ganhamos em experiência, em fazermos melhor da próxima vez, em não repetir o que não deu certo da primeira vez. Ganhamos em conquistar o que queremos em um tempo diferente do que queremos. Talvez por não estarmos prontos, maduros para aquela conquista tão almejada. Por esta perspectiva, o fracasso é um aprendizado para melhorarmos ainda mais, para seguirmos ou até mesmo para saber se realmente queremos aquilo que almejamos.

Quando desistimos de tentar talvez seja porque aquilo não era tão importante assim e, ao final, ganhamos.

Recentemente li que “Sucesso é conseguir o que se quer. Felicidade é querer o que se conseguiu. O sucesso não ocorre por acaso”. Não lembro o autor, mas foi uma dessas frases da internet. Sucesso é saber o que se quer e a felicidade é valorizar o que se tem. Sucesso e felicidade não são sinônimos, ou seja, um não vem com o outro. Pode-se ter sucesso e não ser feliz e ser feliz sem o sucesso “padrão”. Nada ocorre por acaso, nem mesmo o fracasso. Diria que “fracasso não é uma perda, mas a oportunidade de afirmar para si mesmo o que se quer, sendo muito mais uma experiência ou um treinamento para o sucesso. E este, só ocorre quando sabemos o que queremos.


Antes disso, é tudo experimentação da vida”. É tudo uma questão de perspectiva! Pense nisso.


Comments


  • Preto Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Linkedin Preto
  • Ícone do Youtube Preto
  • Ícone do Twitter Preto

© 2021 por Giovana Goretti Almeida, PhD. Orgulhosamente criado com Wix.com

Santa Cruz do Sul-Rs, Brasil - goretti.giovana@gmail.com - WhatsApp (51) 99965-1560

bottom of page