Doutora e Mestra emDesenvolvimento Regional (UNISC, Brasil).
Pós-Doutorado em Gestão Urbana/Cidade Digital Estratégica (PUCPR, Brasil).
Pós-Doutorado em Turismo
(IPLeiria, Portugal).
Artigos de Pesquisas.
Cursos, palestras, publicações, mentoria e perfil
acadêmico-científico da pesquisadora e professora.

Conceitos e modelos desenvolvidos
Bibliometric Model to Analyze Country Research Performance
O estudo fornece uma contribuição metodológica original, pois é a primeira tentativa
bibliométrica de trazer a análise de proeminência do tópico para mapear o desempenho
da pesquisa em TLHM. Além disso, o modelo metodológico de análise bibliométrica
proposto pode ser empregado por novos estudos para avaliar o desempenho de outros
países em termos de desempenho de pesquisa de TLHM, e mesmo em outras áreas de
pesquisa. O estudo traz ainda um claro contributo prático e contextual, na medida em
que dá uma imagem clara da estrutura e do desempenho da investigação portuguesa
em TLHM, que pode servir de referência para a avaliação do desempenho de outros países.
Além disso, o modelo proposto fez o mapeamento da pesquisa do país em três dimensões de análise (desempenho geral do país, desempenho do jornal do país e desempenho da instituição do país), cada um medido por vários indicadores e por meio de dois métodos bibliométricos - técnicas relacionais e avaliativas - que fornecem uma visão bibliométrica sistemática e sustentável. Esta abordagem para a análise bibliométrica sustentável está em linha com a preconizada por Garrigos-Simon et al. [57 ] e Serrano et al. [ 23 ], essa multidisciplinaridade aplicada à análise bibliométrica apresenta-se como uma metodologia capacitadora. Assim, o modelo proposto também pode servir como uma orientação geral para os estudiosos que selecionam futuras análises bibliométricas do desempenho do país e como uma resposta à seguinte pergunta: Qual é a melhor maneira de avaliar a produção de desempenho de pesquisa de um país?
Conceito de desempenho de pesquisa de país em TLHM
O desempenho da pesquisa de país em TLHM é um modelo de análise bibliométrica sistêmica sustentável com uma visão integrada que adota múltiplos indicadores bibliométricos inseridos em três dimensões de desempenho. Não é possível falar sobre o desempenho da pesquisa de TLHM de um país apenas por meio de métricas isoladas. A abordagem deve ir muito além disso. Na dimensão geral do desempenho de um país, este estudo revelou que a pesquisa pioneira em TLHM é uma variável a ser considerada. O pioneirismo de um autor ou instituição em determinada área científica confere-lhes predominância, prestígio e visibilidade. No caso deste estudo aplicado a Portugal, o estudo pioneiro em TLHM surgiu em Macau pelas mãos de Ducan, C., da University of East Asia, um desfecho que estava relacionado com a história do país. Além disso, os resultados dos 10 principais autores ao longo do tempo revelaram que existem autores consistentes ao longo do tempo e outros que se dedicam esporadicamente ao estudo de TLHM. Embora essa variável tenha um caráter qualitativo, ela revela que o desempenho de um pesquisador não pode ser medido apenas pela quantidade de artigos produzidos. Além disso, diferentes análises de produtividade de autor revelam diferentes resultados, as classificações variam se o autor é o primeiro autor ou co-autor, as classificações variam se a análise é feita em periódicos com diferentes pontuações SJR e as classificações variam se a análise é feita na proeminência do tópico dos quartis superiores. revela que o desempenho de um pesquisador não pode ser medido apenas pelo número de artigos produzidos. Além disso, diferentes análises de produtividade de autor revelam diferentes resultados, as classificações variam se o autor é o primeiro autor ou co-autor, as classificações variam se a análise é feita em periódicos com diferentes pontuações SJR e as classificações variam se a análise é feita na proeminência do tópico dos quartis superiores. revela que o desempenho de um pesquisador não pode ser medido apenas pelo número de artigos produzidos. Além disso, diferentes análises de produtividade de autor revelam diferentes resultados, as classificações variam se o autor é o primeiro autor ou co-autor, as classificações variam se a análise é feita em periódicos com diferentes pontuações SJR e as classificações variam se a análise é feita na proeminência do tópico dos quartis superiores.
Fonte:
Cardoso, L.; Silva, R.; Almeida, G.G.F.d.; Lima Santos, L. A Bibliometric Model to Analyze Country Research Performance: SciVal Topic Prominence Approach in Tourism, Leisure and Hospitality. Sustainability 2020, 12, 9897. https://doi.org/10.3390/su12239897
